Documentário: "Presente Precário // Futuro Incerto"

Este projeto resume-se à produção de uma série de 4 mini documentários sobre o tema da precariedade laboral juvenil, para evidenciar como esta condiciona as escolhas e trajetos profissionais dos e das jovens. Cada um dos 4 episódios vai incidir sobre um determinado setor/profissão marcada por trabalho juvenil precário, incluindo estafetas, trabalhadores de call-center, trabalhadores dos serviços de limpeza e trabalhadores da cultura. Para isso, vamos realizar 12 entrevistas com académicos/as, trabalhadores/as precários e líderes juvenis.
O nosso objetivo é criar conteúdo visual inovador à volta do qual levaremos a cabo reflexões e discussões, para educar o público jovem sobre o tema e ouvir as suas preocupações. Temos também como objetivo expor como a questão da precariedade laboral juvenil se relaciona com outras questões sociais, como a imigração, a xenofobia, o sexismo, a habitação, entre outras. Em simultâneo, o projeto procura apoiar artistas e estudantes de jornalismo locais para terem os meios para trabalhar tópicos socialmente relevantes.
Dada a relevância do problema da precariedade juvenil no nosso país e a alta percentagem de jovens no concelho de Sintra, este projeto é de extrema relevância, não só para dar visibilidade a este problema de uma forma criativa e artística, mas também para estimular o debate sobre o impacto da precariedade no concelho. Ainda que o tema da precariedade laboral tenha sido bastante discutido recentemente, este é o primeiro projeto cinematográfico que se foca exclusivamente na precariedade jovem na periferia de Lisboa, neste caso no concelho de Sintra. Em simultâneo, é o primeiro documentário de que temos conhecimento em Sintra a ser realizado integralmente por jornalistas, operadores de câmara, realizadores/as e investigadores/as todos e todas eles jovens e em início de carreira.
Duração: 1 ano
Equipa: Beatriz Corado (coord.), Diogo Linhares, João Beijinho, Micaela Nunes
Financiamento: Câmara Municipal de Sintra – Programa Apoio à Iniciativa Jovem
You must be logged in to post a comment.